Pular para o conteúdo principal

Quem é você na árvore genealógica?




Família é um bem muito importante, não há como discordar. Em termos gerais, sua família que vai cuidar de você, que vai querer seu bem e ajudar como for possível, mesmo que você não mereça. Acontece que, as famílias são formadas de seres humanos, que, por sua vez, possuem, cada um, uma personalidade própria, ideias e convicções delimitadas e uma visão de mundo completamente sua.

Então, temos de convir que não é fácil se dar bem com todos da sua família. Não vou nem falar dos casos em que há crime entre um familiar e outro, porque nestes é muito óbvio que muito provavelmente não há como existir uma relação amigável. Digo das situações mais simples mesmo, daquelas pequenas divergências do dia a dia, em que você não suporta a pessoa, mesmo que seja por apenas um momento.

Aí vem aquela incessante cobrança: “Você não pode responder ao seu pai”, “Você tem que dar atenção aos seus tios”, “Você tem que procurar seus primos”, “Por que você não sai mais com seu irmão?”, “Um dia você vai precisar deles” e blá, blá, blá. Engraçado que ninguém percebe quando você se afasta de um amigo. Porque a família “é o bem mais precioso da humanidade”.

Dentro da sua família, você pode ter amigos. Os seus pais podem ser seus melhores amigos. Mas por que isso é tão obrigatório? E por que sofrer tanta pressão se você não se der bem com eles? “Se quer saber se ele vai te tratar bem, veja como ele trata a sua mãe”. Não estou falando de respeito. Todos merecem e devem ser respeitados. Mas eu sou obrigada a manter uma vida social com os meus familiares, mesmo não tendo absolutamente nenhum gosto em comum?

Sou obrigada a mandar um whatsapp dizendo “bom dia” pra mostrar que eu te considero? Preciso abaixar a cabeça e ouvir todas os preconceitos que meu pai insiste em dizer sem ao menos discordar? Tenho que aceitar todas as chantagens emocionais que minha mãe faz para chamar a atenção e largar tudo para me tornar sua assessora pessoal? Tenho que satisfazer aquela avó chata que não importa o que eu faça, ela sempre vai achar ruim? Me desculpe, mas, não, eu não consigo pactuar com isso.

Esse vínculo que as pessoas insistem em criar é artificial e não há sentido nisso. Quero estar com minha família porque eles são agradáveis, quero agradecê-los quando me ajudarem por espontânea vontade, quero discordar deles sem ter medo de ser a ovelha negra, quero que me vejam pelo que sou e não por quem eu sou na árvore genealógica.


Autoria: Brutamor




*Gostou desse texto? Compartilha com seus amigos e comenta o que achou aqui embaixo! 

Comentários

TOP 5 MENSAL

Memórias, apenas.

E eu que me esquecia que os pássaros eram livres
Que as raízes cresciam
Que as águas se moviam
Que as flores encantavam
Que teus risos me emocionavam
Mas agora tudo mudou
Não vejo mais pássaros, livres, voando
Nem tua boca me falando
O que eu sempre gostei de ouvir
Que as rosas que tu recebias de mim
Eram as coisas mais belas
E o belo se fez feio
O tempo não foi nosso amigo.


Miqueias Laurentino

A imagem do texto é sua?

*Gostou desse texto? Compartilha com seus amigos e comenta o que achou aqui embaixo!

Não daria certo

Acontece que eu nunca parei de pensar em você. Beijei tantas bocas e conheci tantos corpos mas, no fundo do meu cérebro sempre tinha aquela vozinha que me dizia "não é ele". E eu poderia, de pronto, elencar todos os motivos pelos quais não devemos ficar juntos. Eu ainda acho que não daria certo.

Convite pra ser adulto

Cá estou eu ouvindo minha playlist de rap no Spotify, quando começa a tocar Preta de Quebrada de Flora Matos. Tô lá eu gingando e curtindo a batida e aí surge uma parte falada da música que dizia coisas muito interessantes. Mas a voz não era de Flora... era de quem então?

Voz que ecoa

Voz é uma coisa interessante
Pode ser melodia
Ou extremamente irritante

Pode ser paz
Ou pode ser guerra

Pode ser autêntica
Ou só encenação

Transmite conhecimento
Ou cospe informação

É amor
Ou terror

Um timbre gostoso
Ou um agudo ensurdecedor

Voz marca
Na pele
Ou na alma

Autoria: Brutamor
Achei essa imagem aqui!
*Gostou desse texto? Compartilha com seus amigos e comenta o que achou aqui embaixo!

A força do querer

Nem sempre o segredo faz dar certo
Ao contrário do que todo mundo fala
Externar sua vontade pode te fazer realizar